Ciclos de Formação promovem união entre equipes pedagógicas

Ciclos de Formação promovem união entre equipes pedagógicas

Ciclos consistem em capacitações destinadas às equipes pedagógicas das escolas que aliam a consultoria dos especialistas da Pearson às melhores práticas que cada instituição de ensino pode promover.

Ser professor é estar em constante formação, e o lema da Pearson é “aprendendo sempre”! Pensando nisso, o Dom Bosco by Pearson promove, periodicamente, os Ciclos de Formação para todas as escolas da rede. Os Ciclos consistem em capacitações destinadas às equipes pedagógicas das escolas que aliam a consultoria dos especialistas da Pearson às melhores práticas que cada instituição de ensino pode promover com o apoio do material Dom Bosco.

As escolas recebem visitas anuais que embasam o nível da formação que será proposta em cada Ciclo. Atualmente, estes eventos são para todos os níveis de escolaridade: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, também são realizados módulos direcionados aos Coordenadores e Gestores, focados em mensurar o retorno das formações e o grau de satisfação de nossos parceiros.

Um bom exemplo é o Ciclo promovido pelo consultor pedagógico Diogo Miranda de Oliveira, que atua nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Para ele, promover o Ciclo é promover aprendizagem contínua: “O pano de fundo do Ciclo de Formação é formado pelo jeitinho Pearson de entender e qualificar formação. Acreditamos que, desta forma, temos a oportunidade propor trocas de experiências e interações entre nós e as escolas. Cada segmento possui suas estratégias e seus focos, porém, nosso objetivo geral é aliar a melhor utilização de nosso material com as melhores práticas possíveis, visando o sucesso tanto do docente quanto do aluno”, explica Diogo.

Diogo reforça a importância deste tipo de relação entre os parceiros e os consultores pedagógicos: “A Consultoria é baseada no relacionamento e confiança. O Ciclo possibilita um entrosamento bacana, aguça a curiosidade e dá leveza às ações que tomamos. Com isso, nossos parceiros enxergam possibilidades e soluções que talvez não teriam encontrado sozinhos. Estamos de olho nos profissionais que, às vezes, devido à rotina corrida, deixam adormecer a vontade de crescerem e se atualizarem. O Ciclo vem como uma
proposta de conteúdo contemporâneo e pertinente ao trabalho dos educadores”.

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO