Alunos que obtiveram nota mil na redação do Enem dão dicas para encarar as 5 competências

Alunos que obtiveram nota mil na redação do Enem dão dicas para encarar as 5 competências

Estudantes que já passaram pelo Enem e ficaram entre os melhores resultados dão dicas para quem ainda vai fazer o exame.

Para se sair bem na redação do Enem, o candidato precisa atender cinco competências exigidas pelo exame. É o máximo de pontos em cada uma dessas competências que garante mil no resultado. Alguns alunos que conseguiram nota máxima na redação do Enem 2015 compartilharam suas dicas para ajudar quem ainda tem esse desafio pela frente. Confira:

Na competência 1 o aluno deve demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa. Segundo Stéfani Inquye, estudante que obteve nota mil na redação do Enem, ler muito ajuda a estar habituado com a estrutura formal da língua portuguesa. Além disso, a bagagem cultural que os livros oferecem ajuda a fazer a contextualização histórica do tema da redação.

A competência 2 exige que o candidato compreenda a proposta da redação e aplique conceitos de outras áreas para desenvolver o tema. Richard Nevesr, hoje aluno de direito da UERJ, também alcançou nota mil na redação e disse que cada palavra na orientação do tema da redação foi pensada cuidadosamente ao ser colocada na prova, então é importante destacar palavras de significado importante do assunto.

Na 3ª competência o estudante precisa organizar as informações para defender seu ponto de vista. A Ana Beatriz Wreden, aluna de medicina na UFRJ, diz que muitas pessoas acreditam que é necessário usar palavras rebuscadas e argumentos difíceis para impressionar, mas a questão é que não adianta usar um argumento autêntico se o aluno não souber explicá-lo corretamente. Escrever de forma clara e objetiva é sempre a melhor opção para se expressar.

A competência 4 pede para demonstrar conhecimento dos mecanismos da língua para argumentação. Richard diz que o texto deve ter ideias articuladas. É preciso fazer um bom uso de conjunções e é importante que as frases apontem uma mudança de raciocínio.

Na ultima competência é preciso elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado no tema da redação. Em entrevista, o aluno Richard dá a dica de que é fundamental apontar no mínimo dois agentes para realizar as intervenções, como por exemplo, escola e governo ou mídia e ONGs.

Fonte: g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/alunos-nota-mil-no-enem-dao-dicas-para-as-5-competencias-da-redacao.ghtml

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.