A perspectiva interdisciplinar: promovendo a integração entre os componentes curriculares

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Diante dos desafios trazidos pelo Novo Ensino Médio, a perspectiva interdisciplinar ganha ainda mais força em todas as etapas da educação básica. Trata-se de um tema fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois promove a conexão entre duas ou mais disciplinas – e até mesmo entre diferentes áreas do conhecimento – por meio de inúmeras atividades e projetos que trazem grandes benefícios à formação de crianças e adolescentes.

Promover a perfeita integração entre os componentes curriculares é uma medida garantida pela interdisciplinaridade. Na prática, as metas específicas de cada disciplina são mantidas, mas o desafio está em superar o limite de cada uma das matérias por meio do diálogo, abordando e contextualizando um tema ou objetivo comum a essas áreas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta o papel essencial da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, mas cabe a cada instituição de ensino estabelecer como esse processo será efetivado. Isso significa que as escolas têm a liberdade para desenvolver uma metodologia capaz de promover a sinergia necessária entre as diferentes disciplinas.

Vale a pena lembrar que a interdisciplinaridade na educação brasileira ganhou força com a promulgação da Lei nº 5.692/1971 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.394/1996, que trouxeram à tona o conceito e aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). É essencial que esse tema seja prioridade no dia a dia de cada instituição de ensino.

Para que sejam aplicadas efetivamente e tornem-se realidade nas escolas, os PCNs devem ser organizados em disciplinas ou áreas. Os estabelecimentos de ensino têm ainda a liberdade de adotar princípios norteadores, eixos ou temas, desde que promovam uma abordagem dos conteúdos de forma interdisciplinar, ou seja, fazendo a tão necessária integração do dia a dia em sociedade com o saber escolar.

Por isso, para a escola ter uma perspectiva interdisciplinar, capaz de promover a integração entre os componentes curriculares, há questões sociais que devem ser relacionadas com todas as disciplinas com foco na problematização e análise. Dessa forma, destacam-se os seguintes assuntos:

  • Ética
  • Saúde
  • Meio ambiente
  • Orientação sexual
  • Pluralidade cultural

Com relação ao Ensino Médio, a própria BNCC fomenta a adoção da interdisciplinaridade com força total. Afinal, nessa etapa o documento está organizado em áreas do conhecimento e não segue a divisão em componentes curriculares. Dessa forma, propõe um trabalho integrado entre elas, respeitando os saberes específicos de cada disciplina, ou seja, fortalece a relação entre os componentes curriculares.

Qual é a importância da interdisciplinaridade na escola?

Sem dúvida alguma, a perspectiva interdisciplinar nas rotinas diárias no espaço escolar será fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Aliás, é essencial essa construção hoje no processo de ensino e aprendizagem.

Na prática, a aprendizagem significativa promove a interação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula com o conhecimento prévio dos alunos. Esse processo se dá pela harmoniosa união entre os diferentes temas abordados, criando um sentido lógico, crítico e reflexivo bastante vinculado à experiência real dos estudantes.

Para que a aprendizagem seja significativa, é primordial lembrar que o conteúdo deve necessariamente fazer essa ponte com a bagagem de experiências acumuladas por cada aluno. Diante desse cenário, ele consegue organizar as informações e integrá-las às suas vivências, estabelecendo assim um sentido mais concreto à temática proposta pelo professor.

É interessante ressaltar que a interdisciplinaridade na educação ganhou status de “altamente essencial” justamente por superar a fragmentação antes observada entre as disciplinas. Ao tornar-se realidade na sala de aula, trouxe o diálogo esperado entre as matérias, relacionando-as entre si para permitir a compreensão do mundo a nossa volta.

Por essas e outras razões, a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa são indissociáveis. Essa junção entre as disciplinas, conceitos e conhecimentos garante a tão almejada conexão entre o que é aprendido e as experiências acumuladas pelos estudantes. Ao identificar maior valor no que está sendo ensinado em sala de aula, o aluno naturalmente vai se interessar mais pelo conteúdo, situação que impacta positivamente no seu processo de aprendizagem.

O educador e filósofo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, ressaltou que o processo de construção do conhecimento de um sujeito parte de sua relação com o contexto, com a realidade e com a cultura. Sendo assim, a interdisciplinaridade é um processo de construção do conhecimento pelo sujeito por meio da sua relação com o contexto sociocultural.

Outro ponto de extrema relevância é que a interdisciplinaridade tem papel de destaque para assegurar a formação integral de crianças e adolescentes. Ao falar desse tópico, vale ressaltar que ele é sinônimo de preparação do estudante para o mundo fora da escola.

A formação integral é parte essencial da BNCC que prevê esse novo olhar para a aprendizagem na educação básica. O documento diz: “Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.”

Benefícios da adoção da interdisciplinaridade nas atividades escolares

A perspectiva interdisciplinar no dia a dia da sala de aula promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais, como o senso crítico, a argumentação, a análise e a associação de informações. Fora isso, faz com que os estudantes reflitam sobre a importância do que aprendem na escola.

A interdisciplinaridade também incentiva o protagonismo dos alunos na jornada de produção do conhecimento e é primordial para o desenvolvimento da cidadania. Em outras palavras, prepara as crianças e os adolescentes para os desafios do mundo, formando cidadãos capazes de tomar decisões que levam em conta a ética e outros conceitos essenciais para a convivência harmoniosa em sociedade.

Com essa aplicação, os estudantes são estimulados a construir um projeto de vida pautado na consciência e responsabilidade, pois passam a compreender que todos os conhecimentos têm relação entre si e são de fácil aplicabilidade nas suas rotinas.

Os caminhos para adotar as atividades interdisciplinares na escola

Antes de colocar qualquer ideia em prática, é fundamental que o desenvolvimento leve em consideração três questões essenciais: o currículo, a didática e a pedagogia. Esse será o caminho para garantir uma evolução nas atividades realizadas no espaço escolar.

O currículo deve ser focado nos objetivos e programas de cada componente curricular. A didática, por sua vez, compreende a forma como será feito o planejamento das atividades. Para finalizar, a pedagogia diz respeito a como será a prática desenvolvida em sala de aula.

Para tornar mais claro esse processo, o MEC estabelece 3 diretrizes essenciais para a condução de um projeto pedagógico interdisciplinar. São elas:

1. Assumir uma posição sobre as questões sociais que movem o planeta e conduzir a tarefa educativa como uma intervenção na realidade atual.

2. Não limitar a abordagem dos valores apenas à ideia de conceitos ideais

3. Trazer essa perspectiva para o ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento trabalhados na escola.

Lembre-se de que o Enem já adota a interdisciplinaridade, principalmente na prova de redação. O Exame Nacional do Ensino Médio faz com que os estudantes analisem e organizem informações, além de propor intervenções para problemas reais vividos no mundo e no Brasil.

Dicas para promover a interdisciplinaridade na sala de aula

1. Trabalhe com metodologias ativas

Faça com que o estudante seja protagonista do processo de ensino e aprendizagem. A escola que utiliza as metodologias ativas de ensino promove essa construção conjunta do conhecimento.

Apostar na aprendizagem baseada em projetos e na sala de aula invertida podem ser bons caminhos para tornar essa prática realidade no espaço escolar. Esses conceitos devem estar presentes no currículo da sua instituição de ensino.

2. Aposte na gamificação

Promover o engajamento nas atividades escolares é essencial e a interdisciplinaridade tem alternativas para alcançar esse intento. O processo de ensino e aprendizagem pode ser mais rico com a criação de jogos que envolvam conhecimentos das diversas áreas e dos componentes curriculares. Também é indicada a utilização de jogos e ferramentas já existentes.

3. Busque soluções criativas para favorecer a interdisciplinaridade

Além da sala de aula, há muitas possibilidades de tornar a interdisciplinaridade uma realidade. Uma visita a um museu, por exemplo, combina Artes, História, Ciências da Natureza, Sociologia e Língua Portuguesa. A mesma dica vale para os centros culturais.

Como muitos desses espaços contam com o serviço de visita guiada, essa é uma solução interessante para reforçar a perspectiva interdisciplinar. Proponha atividades diferenciadas, como textos e vídeos que se agreguem às diferentes disciplinas.

4. Use e abuse dos recursos digitais

Altamente conectados, os alunos podem se apropriar do mundo on-line para aprender ainda mais. Promova a criação de podcasts, blogs e vídeos que unam as diferentes disciplinas. Ao se apropriar de hábitos do cotidiano dos estudantes, dá para estabelecer conexões interessantes entre as diferentes disciplinas

5. Livros didáticos com propostas interdisciplinares

Como é o recurso mais utilizado nas escolas brasileiras, é fundamental que os livros didáticos tragam propostas interdisciplinares interessantes para levar essas dinâmicas, de fato, à sala de aula. Além de propor atividades que abordem diferentes componentes curriculares, os livros didáticos que valorizam a interdisciplinaridade tratam dos conteúdos por meio dessa abordagem. Por conta disso, os professores têm ferramentas para expandir as possibilidades de atuação no espaço escolar.

Conclusão

Não há dúvidas sobre as vantagens da interdisciplinaridade às práticas pedagógicas. Ao promover as conexões necessárias entre os componentes curriculares, o estudante faz as associações recomendadas entre a sua realidade/vivências e os conteúdos abordados em sala de aula. Inspirado e empoderado por meio da aprendizagem significativa torna-se protagonista da sua jornada de produção do conhecimento.

A perspectiva interdisciplinar aumenta a sensação de pertencimento do aluno à escola. Para aprimorar essa experiência, é fundamental buscar alternativas que façam da sala de aula um espaço de múltiplas possibilidades. O desafio é grande, mas os resultados são inspiradores. Pode apostar!

Promover a interdisciplinaridade e favorecer o protagonismo dos estudantes na jornada de produção do conhecimento faz parte da missão do Dom Bosco. Compartilhe essa ideia e conheça os nossos diferenciais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.