A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na maioria das escolas, quando chega a hora da atividade de desenho, imediatamente se inicia o mesmo ritual de sempre: um papel e algo para riscar – giz de cera, lápis de cor, caneta colorida, entre outros. Dessa forma, infelizmente, o desenho é limitado com suas possibilidades numa fase tão expressiva, curiosa e espontânea dos alunos.

A geração atual encontra diversas formas de expressão, muito mais do que as gerações anteriores tinham a disposição. Por isso, é preciso cuidado para não limitar o desenho ao lápis e papel, impedindo o aluno de se expressar e explorar suas ideias, sentidos e ações.

Ao desenhar, o aluno adquire muitos aprendizados. Desenhar é uma maneira de comunicar-se, portanto, mesmo que os traços sejam entendidos apenas pela criança, ela está expressando sua opinião.

É importante ressaltar que não existe certo e errado. Uma imposição na forma de desenhar pode travar a habilidade do aluno no futuro. Pais e professores não precisam direcionar traços como “jeito certo” ou “mais bonito”. A criança precisa ser incentivada a ter prazer na atividade de desenhar, livre de qualquer julgamento.

Os materiais para desenho não se restringem ao lápis de cor. As crianças podem ter espaço para utilizar os materiais que acharem necessário, como por exemplo, materiais para colar no papel ou até areia colorida. Geralmente, é em casa que o aluno tende a explorar as possibilidade do desenho com coisas diferentes.

Isso é importante porque abre a mente do estudante e aumenta seu potencial criativo. Futuramente, o aluno estará apto a tentar encontrar outros caminhos e soluções independente da área da área que seja.

Fonte: educacao.estadao.com.br

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.