A importância das férias escolares

A importância das férias escolares

As férias escolares são um momento essencial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Por isso, é preciso fugir da definição equivocada de que é apenas uma fase de descanso das rotinas em sala de aula, pois é, acima de tudo, uma oportunidade incrível para fortalecer vínculos, relaxar a mente, adquirir novos conhecimentos de uma maneira divertida, criativa e sem aquela ideia de algo maçante.

Essa ruptura com as obrigações diárias, leia-se acordar cedo, ter horários, cumprir com as tarefas de casa e outras atividades, é fundamental para aliviar as tensões, combater o estresse e o cansaço normais do fim do semestre. Fora isso, essa etapa de descanso vai ser preponderante para assegurar o rendimento nos meses seguintes. Recarregar as energias faz toda a diferença na volta às aulas.

Por essas e outras razões, planejar bem as férias escolares é primordial. Prova disso é um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (APP) que destacou o impacto positivo das férias escolares na rotina de meninos e meninas. De acordo com a entidade, essa fase é de suma importância para propiciar o bom desenvolvimento cognitivo e para aprimorar o convívio social, além de potencializar inúmeras habilidades e competências.

Para que as férias sejam realmente inesquecíveis, é fundamental ir além das brincadeiras, dos momentos diante das telas (tevê, celulares e tablets), das viagens e de simplesmente dormir até tarde. Viajar e passear é muito legal também, mas saber aproveitar esses dias de recesso para incentivar novas descobertas faz a diferença.

Não se trata de fazer a criança estudar nas férias, pois isso vai comprometer a sua motivação e autoestima. Ela precisa de momentos prazerosos e que não sejam sinônimo de obrigação e responsabilidades

Mas, por outro lado, para que garotos e garotas fiquem mais felizes, dispostos e com a mente aberta para novos aprendizados e conhecimentos, aproveitar as férias escolares para oportunizar experiências nunca é demais. Dessa forma, saber fazer de cada momento uma lembrança única e especial não tem contraindicações. Aposte nisso!

Dicas para curtir ao máximo as férias escolares

1. Crie momentos especiais em família por meio da bricolagem

Nem sempre as férias escolares coincidem com os dias de recesso dos pais do trabalho. Essa situação não impede, no entanto, que sejam criados momentos únicos e marcantes para aproveitar ao máximo a fase de descanso da escola.

Apostar em situações que gerem interação é uma oportunidade para trocas de experiências e para aprimorar a convivência. Por que não, por exemplo, trazer a ideia da bricolagem para a rotina dentro de casa?

A ideia do “faça você mesmo” pode ser útil para dar aquela incrementada no quarto do seu filho. Mudar as cores da parede, fazer uma customização em um armário ou até mesmo buscar criar ambientes novos para tornar o lar ainda mais aconchegante são medidas bacanas que podem estar no seu radar. Faça uma pesquisa sobre técnicas como scrapbooks, patchwork, estamparia e silk, além de pintura e desenho. É garantia de sucesso!

2. Reforçar os laços familiares com direito a aventuras na cozinha

As férias escolares podem ser um momento mágico para expandir as relações dentro de casa. Muitas vezes, na correria diária, falta tempo para pequenas ações que têm um sabor muito especial. Por que, por exemplo, não aliar a produção de receitas especiais com direito a álbuns de fotografia, filmagens de diferentes épocas e muito bate-papo?

A sensação de pertencimento é essencial para a construção de valores e da própria identidade. Crianças e adolescentes têm uma certa expectativa por essas atitudes que geram acolhimento, troca de experiências e muita empatia. Compreender a sua origem, a história trilhada pelos pais, tios, avós e primos será essencial como estímulo para os desafios típicos da vida. Abrir esse espaço é mais que necessário.

3. Viajar é sempre bom, mas com pequenos estímulos fica melhor ainda

Não há dúvida de que uma viagem é sempre um passatempo bem-vindo nas férias escolares. Independentemente do roteiro, fazer as malas pode ser sinônimo de construção de conhecimento. Explorar curiosidades do local, pontos turísticos, enfim, é sempre uma possibilidade de aprendizado. Na estrada, por exemplo, dá para utilizar elementos, como as placas e outras curiosidades ao longo do percurso para incentivar jogos e brincadeiras divertidas. O importante é gerar estímulo

4. Uma boa sessão pipoca para maratonar filmes e séries nunca é demais

Organizar esses momentos em casa nas férias escolares sempre funciona bem. Selecionar filmes e séries que rendam muitas trocas entre todos é um ponto de partida que vai muito além do lazer. As particularidades escondidas em qualquer obra audiovisual sempre abrem caminho para aprendizados oportunos.

5. Cinema e teatro são sempre uma ótima ideia!

Após a pandemia é hora de aproveitar ao máximo a possibilidade de acompanhar eventos culturais presenciais. O mês de férias escolares, por exemplo, sempre reserva alguma novidade.

Nos cinemas, uma boa dica será o lançamento do primeiro filme brasileiro em 3D: “Pluft, o fantasminha”. Além do aspecto tecnológico, trata-se da oportunidade de conhecer um clássico do teatro brasileiro voltado ao público infantojuvenil. A produção, baseada na peça escrita por Maria Clara Machado, tem nomes como Arthur Aguiar, vencedor da edição mais recente do “Big Brother Brasil” (Rede Globo), Fabíula Nascimento e Juliano Cazarré. Também vale a pena consultar a agenda cultural da sua cidade para ver a programação teatral. Há sempre uma montagem interessante que pode render momentos únicos. Coloque no seu radar.

6. Uma colônia de férias tem sempre muitas vantagens

Com uma programação variada, as colônias de férias podem ser uma opção interessante/divertida para garantir que as crianças e adolescentes aproveitem ao máximo o recesso escolar. Antes de qualquer coisa, observe o tempo de duração: não é interessante que sejam muito longas, pois é importante que meninas e meninos também tenham um tempo de ócio, ou seja, que não estejam presos a um compromisso, mesmo que muito divertido.

Com direito a atividades culturais, esportivas e recreativas, as colônias de férias sempre funcionam bem para os pais que estão trabalhando e querem ocupar da melhor maneira possível o tempo livre dos filhos. Consulte as opções disponíveis na sua cidade.

7. Busque oficinas e outras possibilidades interessantes

Além das colônias de férias, cursos e outras atividades livres funcionam bem na fase de recesso escolar. Há shoppings, por exemplo, que recebem áreas temáticas ou que oferecem até práticas esportivas, como a patinação.

Museus também costumam ter visitações diferenciadas e programações bem atraentes nesse período. Faça uma boa pesquisa e estimule o desejo de descobertas e novas experiências entre as crianças e adolescentes

8. Movimentar-se faz bem à saúde e é muito divertido

Aproveitar ao máximo praças e parques para andar de bicicleta, skate, patins ou mesmo para levar o amiguinho de quatro patas para passear não tem contraindicação. Normalmente, muitos desses espaços oferecem atrações e eventos diferenciados, como feirinhas gastronômicas. Por serem locais públicos, é preciso sempre cuidar da segurança para evitar dor de cabeça.

9. Promova rodadas de jogos em casa

Os jogos de tabuleiro são sempre bem-vindos nas férias escolares. Dá para organizar maratonas divertidas com clássicos, como Banco Imobiliário ou Imagem & Ação. Para quem ama quebra-cabeças, por que não escolher um com mais de 1 mil peças para montar um lindo quadro para a sala de tevê? Os mais tecnológicos podem até fazer disputas de games ou optar pelo bom e sempre requisitado baralho. Uma comidinha sempre vai bem nesses momentos.

10. Reunir os amigos é garantia de muita diversão

Uma bagunça saudável é sempre bem-vinda nas férias escolares. Por isso, promover piqueniques ou uma noite do pijama podem ser medidas interessantes para tornar os dias de recesso ainda mais prazerosos. São momentos essenciais para fortalecer os laços de amizade.

11. Quem canta os seus males espanta

O bom e velho karaokê é convidativo para os momentos de diversão nas férias escolares. Ele pode ser intercalado, inclusive, com gincanas musicais que misturem as playlists de todos os participantes. Esse encontro de gerações vai permitir momentos muito engraçados e até mesmo reforçar vínculos. Vão surgir afinidades em relação a gêneros musicais, que revelarão muito da personalidade de cada um dos membros da família. É só aumentar o som!

12. Explore a sua cidade

Se não puder viajar, aproveite as férias escolares para conhecer melhor a sua cidade. Há sempre lugares próximos, a poucos minutos da nossa casa, que podem oferecer momentos únicos. Essas descobertas podem ser gastronômicas ou culturais, mas com certeza repletas de surpresas marcantes para esses dias de recesso escolar.

13. Promova boas rodas de leitura

Estimular a leitura nunca é demais. Um livro é sempre um bom companheiro em qualquer momento. Para incrementar esses momentos, por que não fazer rodas de leitura? Compartilhar trechos de obras ou mesmo a paixão por um autor podem ser atitudes inspiradoras. Essa troca só traz benefícios. Pense em formas de trazer a literatura como uma aliada para a fase de recesso escolar.

14. Incentive o desapego!

As férias também podem ser um bom momento para separar brinquedos, livros, roupas e outros itens que podem ser doados. Estimular a criança ou adolescente a desapegar favorece a solidariedade, a empatia e faz surgir o prazer de ajudar o próximo. Até mesmo apetrechos dos pets, que não são mais utilizados, podem ser encaminhados para ONGs especializadas no acolhimento de cães e gatos. É legal que tanto os meninos quanto as meninas vivenciem todo o processo da separação até a entrega

15. Colocar a mão na terra é sempre uma boa pedida!

Por que não criar um jardim vertical em casa? Trata-se de uma forma de decoração diferenciada para colocar plantas e hortas suspensas no interior da sua casa ou em algum espaço externo. Se tiver uma área legal, dá até para investir no plantio de lindas flores. Natureza nunca é demais!

Conclusão

Seja qual for a sua escolha, o importante é fazer das férias escolares um momento de descanso, de lazer e de novas experiências. Ainda estamos sob os efeitos da pandemia, por isso, é sempre bom adotar as medidas preventivas para evitar problemas. A COVID-19 é uma realidade, então não abra mão do álcool em gel e evite grandes aglomerações.

Como no dia a dia as crianças e adolescentes já lidam com uma maratona escolar intensa e inúmeras atividades extracurriculares, faça das férias escolares um instante de renovação das baterias para o segundo semestre. Aposte em atividades significativas e diversificadas, que tenham qualidade, criando conexões entre a família e os amigos. Só não vale passar esse tempo quase que exclusivamente diante do computador, tevê ou outras telas.

Incentivando práticas saudáveis e interessantes, que espantam o estresse e o cansaço, dá para fazer das férias escolares uma excelente oportunidade para estreitar os laços familiares. Dessa forma, além de curtirem ao máximo momentos que são únicos na infância e adolescência, ainda desenvolvem a criatividade, a imaginação e outras tantas habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento.

Aproveite as férias escolares para fortalecer a autoestima do seu filho. É essencial que ele se sinta protagonista de sua própria história, ou seja, ele deve compartilhar ideias, dúvidas, receios e ter voz ativa nas decisões. Esses momentos são ricos em possibilidades para garantir o pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, além de fortalecer laços necessários. Compartilhe essa ideia!

Incentivar atividades diferenciadas nas férias escolares e promover uma maior interação com as famílias faz parte da missão do Dom Bosco. Conheça os nossos diferenciais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio!