A importância da leitura na alfabetização
Incentivar as crianças a criar o hábito de ler é muito importante!
Não tenha dúvida: o estímulo à leitura é fundamental no processo de alfabetização das crianças. Além das atividades em sala de aula, é essencial que em casa essa prática seja parte das rotinas diárias para despertar a curiosidade e o interesse de meninos e meninas.
Afinal, não é empolgante acompanhar uma criança em sua jornada de aprendizado e construção do conhecimento? Quando ela percebe que é capaz de ler e compreender o que está escrito, ganha autoconfiança e o desejo por novas descobertas se acelera. Por isso, esse é o momento ideal para estimular ainda mais a leitura.
É inquestionável a importância da leitura no processo de alfabetização das crianças. Nesse contexto, deve ser uma atividade obrigatória em todas as etapas do planejamento do currículo escolar. O professor alfabetizador, por exemplo, deve recorrer a inúmeros formatos de texto – vale destacar produções textuais que estimulem a memória, como listas e outros estilos apropriados para esse momento.
Se houver uma sinergia entre a escola e a família, o processo de alfabetização, por meio do incentivo à leitura, fica ainda mais rico. Uma criança curiosa e ávida por compreender o mundo a sua volta não pensa duas vezes em parar para ver toda sorte de mensagens nas ruas, como outdoors, cartazes e até mesmo placas de trânsito. Nesse instante, o segredo é interagir e provocar essa troca rica de informações. A alfabetização nasce dessa construção repleta de estímulo e amor.
À medida que as crianças apresentam mais autonomia, domínio e habilidades com a leitura, o professor deve ser capaz de expandir as possibilidades de gêneros textuais. É fundamental que exista uma correlação com o incentivo à escrita, pois muitas vezes as atividades propostas pecam por não as reunir de forma igual, ou seja, é preciso que uma seja consequência da outra, pois estão intrinsecamente ligadas.
A importância da leitura no processo de alfabetização também está associada a desafios e bom planejamento. Lembre-se: atividades demasiadamente simples podem, infelizmente, gerar desmotivação. Afinal, um estudante com bom grau de alfabetização não terá motivação na leitura de textos pequenos demais ou que não ampliem o leque de descobertas e de possibilidades de vocabulário.
Não há dúvida de que a leitura é um fator decisivo no processo de alfabetização e letramento. Sem essa prática constante, o aluno não adquire os subsídios necessários para escrever. Além do papel do professor, cabe à família dar o exemplo por ter o hábito de ler.
Facilitar o acesso a livros e publicações coerentes à faixa etária da criança deve ser uma constante. Não menospreze a curiosidade e o desejo dela de entender a realidade que a cerca.
Com o boom da tecnologia, aproprie-se de recursos como tablets e celulares para favorecer o acesso a conteúdos pertinentes ao processo de alfabetização das crianças. Tire dúvidas, opine, faça perguntas e torne esse momento extremamente especial.
Além de fundamental no processo de alfabetização, a leitura é uma das ferramentas mais poderosas para assegurar uma interação eficaz com o ambiente e para garantir a compreensão do mundo. Dessa forma, ainda nos primeiros meses de vida, é recomendado que essa prática já esteja presente na vida da criança.
Da contação de histórias até o início do processo de alfabetização, a leitura propicia o desenvolvimento de inúmeras habilidades das crianças. O contato com a literatura é primordial para o desenvolvimento da linguagem, ampliação do vocabulário, criatividade e outras aptidões.
A literatura também é um instrumento mais que recomendado para a criança entender as culturas e as diferenças entre as pessoas. Além de questões éticas e de empatia em relação ao outro, a leitura também permite compreender e aprender a lidar com emoções e sentimentos. Um repertório infinito de vantagens para o desenvolvimento de um cidadão.
De acordo com a Unesco, a alfabetização é “um processo de aquisição de habilidades cognitivas básicas responsáveis por contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da capacidade de conscientização social e da reflexão crítica como base de mudança pessoal e social”. Ela prevê a aquisição de uma série de habilidades básicas, como a leitura, que servirão como base para o aprendizado geral.
A partir dessas constatações, temos a ideia geral de que a alfabetização se torna efetiva graças a um processo de aquisição de habilidades específicas. Tudo isso aplicado, praticado e vivenciado dentro de um contexto próprio, mas sempre equilibrando explicação e experimentação para que seja possível medir o nível de aprendizado do aluno. Essa fase leva em consideração também sua estrutura cognitiva, que engloba a percepção visual, auditiva, motora, as sensações e percepções. A leitura, nesse contexto, é essencial.
Como desenvolver a leitura na alfabetização?
Como já mencionado anteriormente, o estímulo à leitura deve começar já nos primeiros meses de vida, afinal, essa prática será preponderante para o sucesso do processo de alfabetização. Nessa fase, é aconselhável adotar algumas medidas especiais:
1. Promova leituras coletivas em casa: durante o processo de alfabetização, é recomendado ler para e ler com a criança, até que ela desenvolva a habilidade e o interesse de ler sozinha.
2. Imagens como chamariz: logo no começo do processo de aprendizagem da leitura, obras com muitas imagens e figuras funcionam bem. Aos poucos, traga publicações com mais texto – de acordo com a evolução da criança no processo. Esse cuidado gera muitos benefícios e torna-se desafiador.
3. Procure publicações voltadas para as crianças – encartes de jornais, revistas e outros materiais. Há sites, por exemplo, que trazem áreas específicas para o público infantil. Além da autonomia com algo feito realmente para ela, esses materiais são muito estimulantes.
4. Estabeleça conexões com a leitura diariamente. Tudo à volta da criança pode ser uma chance para uma nova descoberta: desde os anúncios no ponto de ônibus até as vitrines das lojas no shopping.
5. Atividades que exijam a leitura também são recomendadas. Que tal preparar um bolo de chocolate e acompanhar o passo a passo da leitura da receita com ela? É um processo que une diversão e aprendizado, sem parecer obrigação
6. Os dispositivos eletrônicos, sejam eles tablets ou celulares, podem ser grandes aliados no incentivo à leitura. Há inúmeras plataformas virtuais que disponibilizam livros digitais, ou seja, a criança escolhe as obras do seu interesse e vai se familiarizando com essa prática.
Quais são os benefícios da leitura?
Além de fundamental para a alfabetização, a leitura traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento da criança. É sem contraindicação. Confira:
- Fortalece vínculos e a conexão com que lê para os meninos e meninas (família, professores ou cuidadores).
- É importantíssima para o desenvolvimento da atenção, da concentração, do vocabulário, da memória e do raciocínio.
- É essencial para estimular a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
- A leitura faz com que a criança perceba e aprenda a lidar com sentimentos e emoções.
- É necessária para o desenvolvimento da linguagem oral e estimula o aprendizado da escrita.
- É decisiva para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, principalmente da empatia. É fundamental que a criança saiba se colocar no lugar do outro e que comece a estabelecer a compreensão do que é viver em sociedade.
- Diminui problemas comportamentais, como agressividade.
- É um exercício contínuo de organização do pensamento – que se traduz também na fala e na escrita.
- É interessante para explorar assuntos do interesse da criança. Além de informar, torna-se uma maneira de garantir uma comunicação cada vez mais consistente.
Como estimular a leitura?
Importante para a alfabetização, a leitura deve ser parte da rotina de qualquer cidadão. Por isso, desde a infância, é fundamental que esse hábito seja cultivado com inspirações dentro de casa e na própria escola.
Após aprender a ler, é fundamental que os pais continuem lendo para as crianças. Essa interação afetiva e a troca de informações gera uma aproximação e envolvimento maior com o universo da leitura. Favorece também o lúdico, incentivando seus filhos para que inventem histórias e criem seus próprios livros.
Outro ponto interessante diz respeito à troca entre familiares, amigos, enfim, cria-se uma sinergia favorável à formação de leitores. Além da possibilidade de conhecer uma diversidade maior de títulos, é legal também mostrar as possibilidades de gêneros literários para aguçar ainda mais a criatividade.
Para a leitura não parecer obrigatória, é interessante estipular um tempo de leitura máximo. O gostinho de quero mais é sempre bem-vindo. Não esqueça também de compartilhar suas experiências como leitor. Experimente!
Conclusão
Sem dúvida alguma, o incentivo à leitura é fundamental no processo de alfabetização das crianças. Esse processo, no entanto, depende da boa parceria entre a escola e as famílias. É essencial que ler seja mais que obrigação, ou seja, deve ser uma prática que remete ao lazer e bem-estar.
Na prática, a leitura deve estar integrada ao cotidiano da criança para garantir a construção de sua jornada como leitor. Fora isso, é uma medida essencial para o desenvolvimento de habilidades e de valores que farão a diferença em todas as fases de sua vida.
Ler transforma o mundo. Gera questionamentos, sensibiliza, provoca reflexão e permite a evolução da nossa própria história. O poder transformador da leitura deve ser compartilhado sempre. Compre essa ideia!
O Dom Bosco incentiva a leitura na alfabetização por meio de inúmeras iniciativas e atividades. Para saber mais sobre o assunto, confira estes textos sobre letramento e alfabetização e o processo de formação leitora na escola.