A cultura maker na educação

A cultura maker na educação

O que é a cultura maker e como se aplica ao processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo da cultura maker é introduzir o aluno na prática, ao contrário do modelo que é centrado na teoria, cujo qual ainda está presente na maioria das escolas de todo o Brasil. É uma adaptação da ideia do “faça você mesmo, só que voltada para o ensino. Todos sabemos que os estudantes aprendem ainda mais quando aplicam o que a teoria diz, então é imprescindível que professores, pais e alunos busquem cada vez mais implantar a prática nos estudos. 

Um dos maiores benefícios defendidos por especialistas em educação é que o ensino maker pode formar cidadãos aptos a pensar fora da caixinha, que conseguem enxergar as coisas além do ponto de vista comum e que possam propor soluções inovadoras para os problemas que o mundo enfrenta ou pode enfrentar futuramente. 

A cultura maker pode ser aplicada em laboratórios, na sala de aula, em casa durante as tarefas da escola, entre muitas outras situações. Para implantar é necessário um planejamento para atingir os reais objetivos. A metodologia possui uma fase de introdução, depois a experimentação, seguida pela prototipagem - termo usado para se referir a tecnologias usadas para fabricar objetos físicos - e por fim, os feedbacks. 

O processo acontece de forma natural e é como se a criança ou o adolescente soubesse exatamente o que tem que fazer. É uma forma de empoderar os estudantes apresentando a eles uma infinidade de possibilidades no ambiente de aprendizagem. 

A diferença entre a metodologia maker e o ensino tradicional é ensinar ao aluno questionar o que está aprendendo. O modelo tradicional bombardeia crianças e jovens com teorias sem possibilitar que as mesmas possam ser testadas e comprovadas. Experiências treinam o cérebro para que a teoria passe a fazer mais sentido quando combinada à prática, facilitando o aprendizado. 

A educação está caminhando para ter com meta principal um ensino que permita que o aluno descubra e desenvolva seus potenciais. Novas metodologias estão chegando para otimizar o aprendizado e formar adultos preparados para todas as situações de suas vidas. 

Fonte:

www.buddys.com.br/single-post/2016/05/04/Tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-cultura-maker-nas-escolas

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.