4 DICAS PARA MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS

4 DICAS PARA MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS

A relação entre aluno e professor pode ser um elemento fundamental para o desempenho de ambos no ambiente escolar.

Confira como melhorar o convívio na sala de aula.A empatia e o respeito entre estudantes e educadores são uma peça importante na educação, pois é assim que a classe se sente mais entusiasmada e aberta à aprender.

Existem muitos casos em que o aluno fica com dúvidas da matéria por medo do professor ou por não se dar bem com o ele. Para que situações como essas deixem de acontecer, separamos quatro princípios que ajudam no relacionamento professor-aluno, desde que ambos cooperem.

Investir no diálogo

É importante que o professor sempre se mostre aberto para conversar e ajudar os alunos. É fundamental analisar as dificuldades e qualidades gerais da turma e de cada aluno, mostrar a eles quais os pontos negativos sem se esquecer dos positivos. Assim, a turma se sente mais confiante em contar com o professor.

Demonstrar respeito

Para o bom convívio fluir na sala de aula, é preciso que estudantes e professores se respeitem. Desde o início das aulas, o educador pode deixar claro sua forma de tratar os alunos e como ele espera que eles se comportem. Ao estabelecer os princípios básicos da relação, os alunos já possuem uma linha a seguir com o professor.
Não existe problema nenhum que os alunos reconheçam o professor como uma autoridade, pois ele realmente é. Ao invés dos alunos enxergarem o professor como uma figura imponente e inalcançável, eles devem vê-lo como alguém que está ali para ajudá-los, esse é o ponto chave da liderança de uma turma.

Abrir espaços para feedbacks

Reconhecer erros e acertos é essencial para qualquer progresso. Os alunos podem falar de suas próprias dificuldades e o professor também deve apresentar os pontos negativos deles. Como relacionamento é uma troca, é interessante deixar a turma falar o que o educador tem a melhorar. Para evitar qualquer tipo de constrangimento, essa prática não precisa ser feita só oralmente, os alunos podem escrever e depois o professor conversa com a turma sobre o que eles avaliaram.

Estabelecer uma relação de igualdade

Como citamos anteriormente, uma figura imponente e inalcançável afasta os alunos e prejudica a aprendizagem deles. Quanto mais disposto o professor se mostrar a ensinar e aprender, melhor será a relação com a classe. O educador tem um papel importante na vida das pessoas, jamais pode ser visto como um inimigo.

Fonte: www.noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/05/30/1140142/professor-melhore-relacao-sala-aula-turma.html