Qual a importância das aulas de artes na educação infantil?

Nas aulas de artes, os estudantes são estimulados a se expressarem e a conhecerem mais sobre eles próprios. Confira no texto de hoje mais informações sobre a importância dessas aulas para o desenvolvimento pessoal.

Nas aulas de artes, os estudantes são estimulados a se expressarem e a conhecerem mais sobre eles próprios. Confira no texto de hoje mais informações sobre a importância dessas aulas para o desenvolvimento pessoal.

Todas as disciplinas escolares têm a sua importância na formação intelectual e cultural dos estudantes. Porém a arte, muitas vezes, não tem o mesmo prestígio que outras, como matemática ou geografia. 

Mas é necessário dar o devido valor a uma matéria que contribui, e muito, para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. No texto de hoje, vamos te mostrar a importância das aulas de artes na trajetória escolar dos alunos. Acompanhe!

O que é uma trilha de aprendizagem?

Descoberta das emoções

As artes são capazes de ajudar a expressar os sentimentos mais profundos de uma pessoa, por isso essas aulas ganham um toque especial durante a infância, já que podem ajudar os estudantes a se conhecerem emocionalmente e uma forma colocarem para fora seus sentimentos.

A escola pode trabalhar esse conceito durante as aulas para que seus alunos identifiquem suas emoções, e saibam classificá-las e dar uma definição a elas, mesmo que seja através de desenhos, pinturas ou qualquer outro tipo de manifestação artística.

Desenvolvimento de habilidades

Além de contribuir com a descoberta das emoções, as aulas de artes estão profundamente ligadas ao desenvolvimento de habilidades de diversos segmentos. Para começar, é inevitável citar a capacidade motora e o senso de direção, afinal, com a prática, as crianças tendem a melhorar as competências básicas relacionadas a essas habilidades.

Com essas aulas, desenvolvem-se também características importantes, como o raciocínio lógico, o senso crítico, a paciência e o autocontrole. Essas aptidões se destacam por serem bastante exigidas nas relações pessoais e profissionais atualmente.

Incentivo à criatividade

É evidente que não temos como não associar as aulas de artes com o despertar da criatividade das crianças. Isso porque suas  propostas geralmente dão aos alunos mais liberdade de execução e de resultados que outras disciplinas.. Dessa forma, eles podem ser incentivados a pensar de maneira mais ampla e fora da caixinha.

Esse processo, alinhado com a prática das artes, desenvolve a criatividade. E nesse ponto é necessário bastante cuidado, uma vez que é preciso deixá-los livres para se expressarem. 

Aumento do conhecimento cultural

Por fim, as aulas de artes ampliam o conhecimento cultural dos alunos e, nesse ponto, vários tipos de atividades podem ser explorados, como o estudo de uma técnica ou um artista específico, a visita a museus, a exposições e a galerias de arte, e sessões de cinema com filmes que tenham relação com os conceitos estudados.

A escola tem esse papel de valorizar os ensinamentos passados nas aulas de artes e de ajudar a construir em cada criança e adolescente o gosto pela arte, bem como a valorização das obras e o reconhecimento dos artistas.

Conclusão

As aulas de artes são essenciais para o desenvolvimento lúdico e cultural, e de habilidades motoras e sensoriais, além de diversas outras características. Por isso, tenha em sua escola profissionais capacitados para que eles contribuam para uma formação completa dos seus alunos.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler nossos outros artigos no blog do Dom Bosco!

4 dicas para ter uma escola inovadora 

Como transformar a sua escola em um ambiente inclusivo?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.