Como se preparar para o vestibular desde o início do ensino médio

Como se preparar para o vestibular desde o início do ensino médio

Veja como se preparar para o vestibular!

Enquanto os vestibulandos querem mais tempo para estudar, os alunos que estão no começo do Ensino Médio pensam que ainda possuem bastante tempo disponível até começarem a se preparar de verdade. Os estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio possuem um tempo precioso em suas mãos, mas como utilizá-lo para se preparar para o Enem e vestibulares desde o início? Quando é possível se planejar com antecedência, a melhor opção é fazer um bom ensino médio para consequentemente fazer um bom exame. 

Se preparar para o vestibular desde cedo não significa seguir um plano de estudos de um vestibulando, muito menos adiantar conteúdo que você ainda não aprendeu. No primeiro ano geralmente temos a base para aprender assuntos que pertencem ao final do Ensino Médio. Por isso é preciso controlar a ansiedade e saber como se preparar sem se prejudicar. 

Antes de tudo, tenha em mente que os estudos não possuem apenas uma prova como objetivo. Por isso busque aprender, entender e aplicar os conteúdos. Não limite seus objetivos para terminar essa fase escolar. 

Uma dica que muitos professores dão é dedicar ao menos uma hora do dia para estudar o que aprendeu naquele mesmo dia. No Ensino Médio, é preciso levar isso mais a sério. Você pode dedicar em média três horas do seu dia para estudar tudo o que está aprendendo, reler o conteúdo e buscar resolver questões de vestibular que estão relacionadas ao assunto. Se não conseguir entender, procure ajuda de um professor. Permita-se refazer provas antigas e também tentar simulados do Enem, mas atente-se às questões que tratam do que você conhece e já estudou. 

Busque encontrar as melhores técnicas de estudo que funcionam para você. Não existe fórmula mágica, cada estudante deve encontrar a maneira que mais lhe agrega. O planejamento deve ser feito e adaptado conforme as necessidades do próprio aluno.  

É preciso também conhecer as provas. Por isso, dedique-se a ler editais, em especial o edital do Enem. Veja as provas antigas do Enem e dos vestibulares que acha relevante. Analise o estilo de prova de cada instituição e os temas que sempre caem nas questões.

Fonte:

guiadoestudante.abril.com.br/enem/como-se-preparar-para-o-vestibular-desde-o-inicio-do-ensino-medio

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.