Como estimular a leitura infantil na sua escola?

A leitura na infância é fundamental para aprimorar o processo de alfabetização dos pequenos. Veja algumas dicas para incentivar seus alunos a praticar essa atividade.

A leitura na infância é fundamental para aprimorar o processo de alfabetização dos pequenos. Veja algumas dicas para incentivar seus alunos a praticar essa atividade.

A leitura é uma atividade muito importante e que faz parte do desenvolvimento pessoal durante toda a vida. Na infância ela é ainda mais fundamental, pois contribui com a descoberta da gramática, a ampliação do vocabulário, exercita o raciocínio lógico e desperta a criatividade.

Mas é fato que nem todas as crianças se mostram dispostas a ler livros, mesmo sendo uma boa prática. Para te ajudar a estimular a leitura infantil na sua escola, trouxemos algumas dicas para serem aplicadas no dia a dia. Veja!

O que é educação interativa?

Não force a leitura

Quando uma pessoa é forçada a realizar determinada tarefa, as chances dela não realizá-la de maneira satisfatória e querer se distanciar dessa demanda são enormes. Por isso, esse processo de estimular a leitura infantil é bastante delicado. 

O primeiro passo a ser seguido é não forçar a criança a se interessar por um livro, pois ao se sentir pressionada, ela poderá desistir e não se abrir para essa nova experiência. Portanto, trabalhe diariamente questões sobre a importância dos livros, os benefícios, fazendo associações com coisas que façam parte da rotina das crianças que se relacionam com os livros etc.

Essa é uma maneira de deixar implícito no inconsciente dos pequenos que aquela é uma atividade positiva, mesmo que eles ainda não tenham a capacidade de elaborar essa linha de raciocínio. 

Permita que escolham os livros

Como esse processo de estímulo deve ser feito um passo depois do outro e com muita cautela, dar aos alunos a permissão para que escolham os livros que mais os atraem também é importante, pois é assim que se cria o gosto pela leitura. 

Ao impor a leitura de uma publicação que não esteja dentro do gosto da criança, dificilmente ela verá isso como algo prazeroso. Portanto, esse cuidado deve ocorrer, principalmente, para os alunos que não gostam de ler. 

Com o passar do tempo, quando a prática da leitura já for algo mais estabelecido na rotina das crianças, tente direcionar algumas atividades para que elas passem a se interessar também pelos livros que estão na lista de publicações básicas em cada ano escolar.

Tenha um acervo organizado

Contar com uma biblioteca com livros organizados, em bom estado e indicados para diversas idades é essencial para estimular o contato das crianças com o mundo da leitura. Pouco adianta mostrar para elas que ler é importante se não há como fornecer as publicações para que coloquem em prática aquilo que tanto aprendem. Por isso, organize o acervo da sua instituição e faça os livros serem acessíveis às crianças.

Associe a leitura a momentos de diversão

O ambiente em que as crianças farão a leitura na escola deve ser confortável, bem ventilado e com boa iluminação. Afinal, essa é uma atividade prazerosa e ninguém merece ler em um lugar que não possibilita, verdadeiramente, uma boa experiência.

Incentive também que, quando elas forem fazer isso em casa, cada uma encontre o local que mais fornece essas condições, assim criam uma associação importante de que o momento da leitura é quando ficarão por um tempo em um local prazeroso e fazendo algo de que gostam.

Preste atenção nas dificuldades

Para finalizar, os docentes devem tomar bastante cuidado para não confundir alguma dificuldade que a criança tenha com preguiça ou falta de gosto pela leitura. É comum que nesses momentos os alunos que apresentam déficit de atenção, problemas de visão ou qualquer outro tipo de características revelem suas dificuldades.

Conclusão

A prática da leitura ajuda a desenvolver a criatividade, o lúdico e o raciocínio lógico nas crianças; além, é claro, de trazer benefícios para a alfabetização. Por isso, o estímulo a ela deve ser bem trabalhado, sem pressa e respeitando os limites de cada estudante.

Que tal conferir outros artigos aqui do blog do Dom Bosco? Estamos te esperando!

Por que escolher um programa bilíngue para a sua escola?

STEAM - Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Como estimular a leitura infantil na sua escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.