Como adotar a comunicação não violenta na sua escola?

Adotar esse tipo de comunicação tende a melhorar o ambiente escolar e ajuda a desenvolver estudantes mais empáticos. Saiba mais sobre o tema no texto a seguir!

Adotar esse tipo de comunicação tende a melhorar o ambiente escolar e ajuda a desenvolver estudantes mais empáticos. Saiba mais sobre o tema no texto a seguir!

Você já ouviu falar em Comunicação Não Violenta (CNV)? Esse método de comunicação existe desde os anos de 1960 e, cada vez mais, está sendo implantada nas escolas e incentivada a nas trocas entre os estudantes, professores, pais e responsáveis. 

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a CNV, como adotá-la dentro da sua instituição e a importância dessa mudança para o desenvolvimento de toda a comunidade escolar. Confira!

O que é educação interativa?

O que é Comunicação Não Violenta?

Recebe esse nome o tipo de comunicação baseada na empatia e no cuidado com o próximo. Esses fatores são determinantes para estabelecer uma relação de menos julgamentos e mais ajuda entre as pessoas. 

Nos tempos atuais, a soma da instantaneidade das redes sociais e de uma cultura natural do ser humano de estar sempre pronto para se defender, contribui para a necessidade da adoção de uma comunicação mais branda e respeitosa. O que isso quer dizer é que temos que treinar para saber ouvir o outro, interpretar a mensagem que está sendo passada e debater de uma forma menos agressiva.

Reconhecer que do outro lado da conversa existe uma pessoa com sentimentos, opiniões e vivências que a fazem agir de uma determinada maneira é o passo inicial para adotar a CNV no dia a dia.

Como adotar na escola?

Muitos estudantes ainda associam a escola a um ambiente de julgamento e constante avaliação, por isso é preciso mudar essa concepção, e a Comunicação Não Violenta é um dos caminhos para atingir esse objetivo de transformar a instituição em um local harmonioso para todos. 

Existem algumas atividades que contribuem para a adoção desse método dentro da escola, como:

- Debates: em um debate aprendemos que existe o momento de ouvir e de falar, certo? Então promova atividades que estimulem esse tipo de troca entre os estudantes, para que eles compreendam isso e passem a aplicar também fora da sala de aula.

- Orientação aos professores: os docentes também precisam estar alinhados com essa forma de se comunicar, por isso é importante que esse tema seja trazido à tona com frequência. Mostre a eles que a sua escola valoriza a experiência de vida de todos, e isso faz com que se tenha um espaço plural em relação às ideias.

- Conhecer os sentimentos: conhecer os próprios sentimentos é muito necessário para adotar a CNV. Dessa forma, trabalhar com atividades que estimulam a descoberta das emoções é um caminho a ser seguido. Lembrando que os professores e demais colaboradores também precisam desse tipo de ensinamento; portanto, crie palestras e rodas de conversa sobre esse tipo de assunto.

A importância desse método de comunicação

Trabalhar esse tipo de comunicação dentro da escola contribui para uma formação completa dos jovens, que estão constantemente sendo estimulados a desenvolver habilidades relevantes para a vida em sociedade e no mercado de trabalho.

A capacidade de ter empatia, por exemplo, está cada vez mais em discussão dentro das instituições, pois é um sentimento e um comportamento básico para se viver em uma comunidade. 

Além disso, a Comunicação Não Violenta ajuda a manter interações civilizadas e humanas, nas quais os dois ou mais lados reconhecem suas virtudes e defeitos, respeitam as diferentes vivências de cada um e, mesmo assim, buscam trocar conhecimento. Isso não significa dizer que com a CNV todos terão a mesma opinião, mas haverá, sem dúvida, mais respeito e afeto entre as partes.

Conclusão

A Comunicação Não Violenta atinge todos que se relacionam com a instituição de ensino, por isso deve ser adotada, incentivada e praticada. Essa é uma maneira de contribuir com a melhoria nas relações humanas. 

Gostou deste texto? Então confira outros artigos no blog do Dom Bosco!

4 dicas para ter uma escola inovadora

Como transformar a sua escola em um ambiente inclusivo?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.