5 ações para valorizar os professores da sua escola

Os professores têm um papel de destaque na rotina escolar. Separamos algumas ações básicas que a sua instituição deve adotar para valorizá-los.

Os professores têm um papel de destaque na rotina escolar. Separamos algumas ações básicas que a sua instituição deve adotar para valorizá-los.

No próximo mês é celebrado no Brasil o Dia do Professor, data destinada para homenagearmos esses profissionais tão importantes, que ocupam um cargo de destaque na estrutura de uma escola e no processo de aprendizagem de um estudante.

Para incentivarmos a valorização dos docentes, separamos algumas ações que podem ser realizadas diariamente para garantir um bom ambiente de trabalho a eles e reconhecer o papel que ocupam na sociedade. Confira!

5 dicas para o professor da sua escola otimizar o tempo de aula

1 - Comunique-se com os professores

Estar disponível para conversar com os professores é uma atitude básica, mas que muitas vezes é deixada de lado por mantenedores, diretores e coordenadores. Portanto, crie a rotina de saber como eles estão, se precisam de alguma coisa, se querem ajuda com alguma tarefa etc.

Nesse momento, os docentes sentem que têm voz e, quando for necessário, eles sabem a quem recorrer. Além disso, é nesses momentos que é mais fácil detectar se há algo externo interferindo no rendimento de um professor, por exemplo. Afinal, todos possuem uma vida fora da escola e estão sujeitos a sofrer com problemas e preocupações do dia a dia.

Sendo assim, esteja sempre disponível para ouvir seus colaboradores e ajudá-los naquilo que é possível e viável. Pode parecer que não, mas isso faz uma grande diferença no dia a dia de cada um.

2 - Reconheça as habilidades de cada um

A responsabilidade de se expor todos os dias e de ensinar diversos conceitos que as crianças e adolescentes nunca viram na vida é uma tarefa que exige muito trabalho, estudo e conhecimento. Por isso, é fundamental reconhecer as habilidades que cada um possui ao realizar essa tarefa.

Converse com seus professores, mostre que a escola vê e apoia o esforço de cada um, respeite os métodos utilizados por eles e esteja disponível para melhorar ainda mais o desempenho deles em sala de aula.

3 - Dê palestras e treinamentos

Falando em melhorar o desempenho dos professores, a sua escola pode e deve estar sempre atenta às novidades que acontecem no mundo da educação, às novas técnicas de ensino e às tecnologias aplicadas em sala de aula, para mostrá-las aos docentes e criar um panorama para que eles também se renovem.

Nesse sentido, as palestras e os treinamentos são fundamentais para que eles observem as novidades com calma, tirem dúvidas e participem ativamente de eventuais mudanças que a escola decidir implementar. Afinal, eles também são protagonistas da sala de aula, assim como os estudantes, e precisam estar a par do que está acontecendo e das expectativas para o futuro.

4 - Faça reuniões individuais

Além das palestras e treinamentos, estabeleça também uma rotina de realizar reuniões individuais com eles. Esse momento deve ser destinado ao feedback e ao alinhamento de expectativas da escola com o profissional e vice-versa.

É fundamental que os docentes saibam como estão se saindo nas tarefas do dia a dia e que analisem o rendimento dos alunos na disciplina que lecionam para concluir que alguma técnica de ensino está fora do esperado ou que está tudo dando certo.

5 - Busque otimizar o tempo deles

Sabemos que as demandas dos professores não terminam quando o sinal toca e que muitos deles dão aulas para diversas turmas, o que significa que precisam dispor de um tempo em casa para corrigir provas, trabalhos e lições de casa, e preparar avaliações, planejar as aulas dos dias seguintes, escrever relatórios etc.

Muitas vezes não sobra tempo para realizarem cada uma dessas tarefas de maneira perfeita, e a escola precisa reconhecer isso para buscar soluções que os ajudem a otimizar o uso das horas. Portanto, conheça as dificuldades e necessidades dos professores da sua escola e ofereça ferramentas, plataformas e estratégias para aliviar um pouco a carga horária geral deles.

Conclusão

A profissão de professor precisa ser mais valorizada de forma geral no Brasil, seja no ensino particular, seja no público, e ações como as que citamos neste artigo são básicas para garantir um pouco mais de tranquilidade e mostrar respeito por esses profissionais tão importantes para a sociedade.

Gostou deste texto? Então confira nossos outros artigos no blog do Dom Bosco!

O que é uma trilha de aprendizagem?

Como transformar a sua escola em um ambiente inclusivo?

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.