As habilidades socioemocionais e as práticas curriculares

As habilidades socioemocionais e as práticas curriculares

Não por acaso, as habilidades socioemocionais ganharam espaço privilegiado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do boom tecnológico, de um mundo cada vez mais acelerado e ainda sob os impactos da pandemia em toda a sociedade, é essencial o controle consciente das próprias emoções. Na prática, em uma fase tão crítica e repleta de incertezas, desenvolver as habilidades socioemocionais é um aprendizado indispensável para garantir o desenvolvimento pleno do cidadão e ainda assegurar uma melhor interação com as demais pessoas.

Por essas e outras razões, as habilidades socioemocionais precisam fazer parte das atividades em sala de aula. Elas serão peças-chave para garantir a boa saúde mental e um excelente convívio social. Fora isso, serão preponderantes para manter a qualidade e o bem-estar dos alunos e educadores durante a sua convivência diária.

Trazer as habilidades socioemocionais para o ambiente escolar, como propõe a BNCC, é também ir além das disciplinas tradicionais, ou seja, oferecer uma educação completa que garanta o desenvolvimento pessoal de cada um dos alunos. Afinal, a forma como uma pessoa pensa, sente, decide e age em qualquer que seja a situação será o passaporte do sucesso para as suas decisões relativas à vida pessoal e profissional.

Para quem tem interesse de se aprofundar nesse assunto, vale a pena lembrar que essas questões ganharam voz com a publicação da obra “Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente”, de Daniel Goleman, em 1995. A publicação tornou-se um marco para os estudos das emoções diretamente conectadas com o processo de aprendizagem

O que são as habilidades socioemocionais na BNCC

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as habilidades socioemocionais, além de garantir a preparação para o futuro, têm altíssima relevância na proteção da saúde mental e para combater o bullying. Por isso, devem fazer parte das 10 competências gerais definidas no documento normativo.

Obrigatórias no currículo escolar de todo o Brasil desde 2020, as habilidades socioemocionais devem estar presentes a partir do ensino fundamental no processo de aprendizagem. Elas são essenciais, pois além da eficácia no desenvolvimento consciente, aprimoram a empatia, o autocontrole, o comportamento social e o comprometimento.

Por conta dos desafios trazidos pela pandemia, as habilidades socioemocionais foram decisivas para combater a ansiedade e a depressão diante da necessidade de distanciamento social. Por isso, aos professores fica o desafio de promover ações que façam com que os alunos desenvolvam suas próprias emoções e ainda tenham um bom convívio social.

Confira algumas ações fundamentais aos educadores:

  • Colocar a criatividade à prova por meio de atividades educativas;
  • Promover a empatia e o bom relacionamento adotando trabalhos em equipe;
  • Dar espaço à troca de ideias;
  • Propor desafios variados;
  • Fazer com que o aluno se aproprie do ambiente escolar, ou seja, estimular atividades que motivem a participação de toda a turma;
  • Inclusão deve ser a palavra de ordem, ou seja, toda e qualquer atividade deve ter ações com esse propósito;
  • Busque inspirações em manifestações artísticas, como a música, para potencializar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais;
  • Incentivar o raciocínio lógico é necessário.

Quais são as habilidades socioemocionais?

Empatia

Em linhas gerais, trata-se da capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Esse comportamento é fundamental para a tomada de decisões mais responsáveis e que não vão prejudicar a si mesmo ou os outros. É a forma ideal de vencer conflitos sem gerar embates desconfortáveis

Felicidade

Habilidade emocional impulsionadora, pois contagia e torna o ambiente, seja ele qual for, mais agradável. Fora isso, potencializa positivamente as relações humanas. De fato, o bom humor opera milagres e garante relacionamentos sadios e bastante leves. E o melhor: sem as tensões do dia a dia.

Autoestima

Sem ela o trabalho com as habilidades socioemocionais não terá êxito. Afinal, se a autoestima estiver muito baixa, o aluno não tem confiança e nem consciência do seu próprio valor. Por meio dela que a pessoa tem motivação, flexibilidade e positividade para encarar as mudanças e outras questões do cotidiano da melhor maneira possível

Ética

Trata-se de um pré-requisito básico para a construção de relações sociais e profissionais sólidas, ou seja, vai definir a sua conduta no meio social. Respeito aos padrões e valores da sociedade, sabendo o que é certo e errado, é o ponto de partida para ter respeito, limites e assegurar a convivência harmônica.

Paciência

Não tenha dúvida: esse é um dos pilares do desenvolvimento socioemocional. É fundamental para garantir o bem-estar e ainda potencializar as relações pessoais. É uma habilidade essencial para o aprendizado, destacando-se por gerar admirações, ou seja, o convívio fica leve e saudável.

Autoconhecimento

Se você não se conhece bem, como vai ter uma relação produtiva e correta com as pessoas à sua volta? Por meio dessa habilidade socioemocional, chega-se ao equilíbrio primordial para saber como lidar diante das mais diferentes questões do cotidiano, mas sem perder a confiança e o respeito aos limites da mente e do corpo.

Confiança

Essa habilidade socioemocional é o combustível fundamental para superar os obstáculos e alcançar todo e qualquer objetivo. Você tem sempre que acreditar em si mesmo, por mais complexa que seja uma situação. Por isso, estimular a confiança é um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso, seja na educação, na profissão ou na vida pessoal.

Responsabilidade

Com um impacto direto na vida social dos indivíduos, trata-se de uma habilidade socioemocional muito importante. Entender e colocar em prática direitos e deveres, além de adotar medidas responsáveis, é necessário na fase escolar, no mercado de trabalho e no convívio diário.

Autonomia

Essa habilidade socioemocional começa a ser construída desde cedo, ou seja, a partir do momento em que as crianças começam a ganhar as suas próprias responsabilidades. Com o passar dos anos, saber se autogerenciar, ou melhor, saber cuidar de si e administrar suas tarefas e responsabilidades, será essencial para a tomada de decisões e fará com que a pessoa assuma compromissos mais facilmente. Entender as consequências de cada escolha e agir com consciência são de extrema relevância para o desenvolvimento pessoal.

Criatividade

Fundamental para a educação, em qualquer faixa etária, essa habilidade socioemocional estimula a evolução dos alunos. Ademais, garante relações dinâmicas e produtivas.

Quais são as melhores práticas curriculares para desenvolver as habilidades socioemocionais?

De acordo com a BNCC, os parâmetros para os trabalhos com as habilidades socioemocionais e cognitivas são os mesmos para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Para que exista compatibilidade com cada fase do desenvolvimento dos estudantes, é necessário adequar os temas à grade, além de reavaliar os materiais didáticos e prever as necessidades de formação adicional dos professores para essas atividade

Na prática, o aprendizado das habilidades socioemocionais deve ser integrado às etapas da seguinte forma:

  • Educação infantil: a BNCC valoriza as atividades voltadas aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança (conviver; brincar; participar; explorar; expressar e conhecer-se), de acordo com os eixos estruturantes de interações e brincadeiras dessa fase.
  • Ensino fundamental: a BNCC aponta que a ênfase nesse período são as áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), além dos objetivos dos componentes curriculares e as habilidades que o estudante deve desenvolver. O desenvolvimento da autonomia e do protagonismo do aluno são essenciais nessa etapa.
  • Ensino médio: com a implantação do Novo Ensino Médio, que trouxe alterações curriculares e de carga horária, vieram medidas diferenciadas para o desenvolvimento das experiências cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Destacam-se, entre as alterações, a ampliação do protagonismo dos jovens, da sua visão crítica do mundo, além do desenvolvimento do senso de autonomia e responsabilidade para tomar decisões que causam reflexos na sociedade e no mercado de trabalho

Para que as habilidades socioemocionais sejam realidade no ambiente escolar, algumas práticas curriculares são recomendadas:

Promova o acolhimento inicial

Esse ponto será o diferencial para criar um vínculo afetivo do aluno com o espaço escolar. Ao propiciar a capacidade de escuta, a relação entre professores e estudantes ganha outra dimensão. Por meio desse acolhimento, meninos e meninas ficam mais confiantes para compartilhar sentimentos e ideias. Essa medida gera uma aproximação maior, supera barreiras e fortalece vínculos afetivos bastante saudáveis.

Incentive debates

É fundamental trazer temas da atualidade, como os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, as eleições de 2022, os reflexos da pandemia e as mudanças climáticas para a sala de aula. É o momento de incentivar a capacidade de ouvir e dialogar em grupo, incentivando o compartilhamento de opiniões e a argumentação dos seus pontos de vista.

Utilize o Design Thinking

Ao aplicar o método do Design Thinking na educação, por meio de mapas mentais que ajudam os alunos a refletirem e construírem novas ideias em torno de um projeto ou assunto, também se estimula a colaboração, a empatia e a proatividade dos estudantes.

Explore as possibilidades da Cultura Maker

Outra metodologia interessante para as atividades com as habilidades socioemocionais é a Cultura Maker. Por meio dela, é estimulada a autonomia dos alunos e a criatividade com o desenvolvimento de projetos promovidos pelos educadores. A proposta incentiva a busca de soluções de problemas em grupo, o trabalho em equipe e a cooperação.

Conclusão

O trabalho com as habilidades socioemocionais na escola só tem benefícios. Além de tornar a sala de aula mais atraente, faz com que o processo de ensino e aprendizagem seja colaborativo, democrático e diverso.

Além disso, prepara os estudantes para o mercado de trabalho e para uma atuação cidadã na sociedade. Diante da velocidade da transformação digital, que impactou as rotinas das pessoas, as habilidades socioemocionais serão fundamentais para encarar os desafios diante dessa nova realidade.

Quanto ao espaço escolar, é fundamental essa interação entre alunos e professores para a construção de uma jornada de aprendizado eficaz, inspiradora e que garanta resultados satisfatórios. Com certeza, esse compartilhamento de experiências fará da escola um lugar cada vez mais acolhedor e estimulante para voos cada vez maiores. Pode apostar: uma aventura sem contraindicações! Experimente!

O Dom Bosco dá espaço às habilidades socioemocionais em todos os níveis de ensino e oferece soluções criativas para garantir a melhor formação aos seus estudantes. Compartilhe essa ideia e conheça os nossos diferenciais!